O Brasil, país pluri e multilíngue onde várias culturas e línguas coexistem ocupando o mesmo espaço, as comunidades pomeranas fazem parte deste universo, apesar de ainda terem pouca visibilidade para maioria dos brasileiros.
Falantes de uma língua germânica, os imigrantes pomeranos chegam ao Brasil na segunda metade do século XIX, oriundos da Pomerânia, uma região que pertencia a Prússia e, que após a unificação dos estados germânicos em 1871, pode ser hoje identificada como uma região que corresponde a parte da Alemanha e parte da Polônia.
Nos dias atuais, ter domínio sobre mais de uma língua é muito importante para nossa inserção em um mundo multilíngue e multicultural. A escolha do estudo da língua pomerana (entre outras, igualmente importantes na história linguística e cultural do Brasil) deve-se, não apenas à marcada presença dessa língua em comunidades pomeranas no Brasil, mas também à presença crescente em debates e discussões em temas de pesquisas de intercâmbio cultural, acadêmico e comercial. Cabe ressaltar ainda o fato de que a língua pomerana sobreviveu no Brasil por mais de um século e meio de forma oral e só em 2006 foi lançado o primeiro dicionário pomerano/português organizado pelo professor doutor Ismael Tressmann. Desde então, a escrita pomerana vem se destacando e ocupando o seu espaço nas escolas e sociedade.
A escolha da língua pomerana (entre as línguas de imigração no Brasil) deve-se a dois fatores. Em primeiro lugar, por tratar-se de uma língua cooficial em sete municípios capixabas e dois municípios na região sul do país. Em segundo lugar, por haver procura por parte de pessoas interessadas em aprender a leitura e escrita do idioma, gerando demandas específicas de formação entre os profissionais dos programas e serviços públicos de educação, saúde e assistência social.
O curso de língua e cultura pomerana será oferecido pelo PROLEM a partir do segundo semestre de 2021.
O curso comporta seis níveis: Iniciante I e II, Intermediário I e II, Avançado I e II. Neles, leva-se a cabo, de modo integrado, o estudo formal da língua pomerana (através do desenvolvimento das quatro habilidades de compreensão e produção oral e escrita) e a vivência da cultura(em seus
aspectos tradicionais e contemporâneos), através da realização de diversas atividades na modalidade EAD.
Os professores responsáveis pelos cursos no PROLEM são referentes em suas comunidades, possuem formação acadêmica e têm experiência no ensino de pomerano.
NÍVEL | HORÁRIO | DIA | TURMA | PROFESSOR(A) |
Iniciante I | – |