Não, os cursos são abertos também à comunidade externa à UFF.
Quais são os documentos necessários para a inscrição?
Matrícula: RG (ou demais documentos oficiais com foto), CPF e comprovante de residência.
Rematrícula: RG (ou demais documentos oficiais com foto) e comprovante de desconto (caso o aluno se enquadre em uma das categorias contempladas pelo Programa).
Em caso de matrícula após realização de teste de nivelamento: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de desconto (caso o candidato se enquadre em uma das categorias contempladas pelo Programa).
Como fazer a matrícula?
Através do formulário específico, disponível no site do PROLEM.
Como fazer a rematrícula? Caso eu tenha feito inscrição, estarei inscrito automaticamente até o término do curso?
Não. A matrícula precisa ser realizada/renovada semestralmente, mediante o preenchimento do formulário específico, disponível no site do PROLEM. Após a submissão da inscrição, o candidato precisará aguardar a confirmação pela secretaria do PROLEM.
Minha matrícula/rematrícula foi finalizada?
A matrícula/rematrícula só estará realizada após a confirmação pela Secretaria do PROLEM.
Posso mudar de turma?
Sim. A solicitação deve ser feita através da edição (alteração) da ficha de inscrição até o dia 30/04/2021.
Posso fazer aula experimental?
Não é possível fazer aula experimental no PROLEM.
Posso fazer o curso como ouvinte?
Não é possível.
Posso cancelar o semestre?
Sim. De acordo com a cláusula 9.1 do contrato, a desistência deve ser realizada mediante edição (alteração) da ficha de inscrição e prévio pagamento dos boletos pendentes.
As aulas serão on-line?
Sim, enquanto durar a emergência sanitária. Uma vez superada a emergência, o PROLEM manterá cursos em regime presencial e remoto.
Quando a emergência sanitária acabar, posso optar pelo curso presencial?
Sim. A opção pelo regime do curso (presencial ou remoto) será feita semestralmente, mediante preenchimento da ficha de inscrição. O primeiro semestre de 2021 será 100% on-line, independentemente do retorno às atividades presenciais.
O curso continuará on-line após o retorno das atividades presenciais?
O PROLEM oferecerá ambas as modalidades, on-line e presencial, após o retorno das atividades presenciais.
Como acesso à sala de aula virtual?
Através do link de convite, enviado via e-mail e/ou WhatsApp pelo instrutor/professor responsável pela turma, assim que a matrícula for confirmada.
As aulas são gravadas?
Não. As aulas estão concebidas como atividades síncronas, com controle de frequência.
Qual é a plataforma usada para as aulas on-line?
Os cursos do PROLEM utilizam diversas plataformas, com o propósito de atender à qualidade do ensino e à acessibilidade dos alunos.
Que turmas têm vagas?
Após preencher o formulário de matrícula, o aluno será informado sobre a disponibilidade (ou não) de vagas na turma escolhida.
O que fazer se a turma escolhida não tiver mais vagas?
O aluno poderá escolher outros horários, assim como, de acordo com a procura, aguardar a criação de novas turmas no mesmo horário.
Quais são os horários das aulas?
Confira o quadro de horários por curso e nível no site do PROLEM.
Qual é o prazo de resposta da minha inscrição?
O processamento da solicitação de matrícula, uma vez preenchido o formulário, leva até 5 dias úteis, de acordo com o correto envio da documentação necessária recebidas pela Secretaria do PROLEM.
O curso é pago? Qual a forma de pagamento?
Com exceção dos cursos gratuitos (Esperanto, Grego e Latim), os demais cursos do PROLEM são pagos. Nesse caso, será cobrado o valor integral do curso dividido em parcelas (que não correspondem a mensalidades), para facilitar o pagamento.
Forma de pagamento: boleto bancário.
Para saber mais sobre a política de preços e descontos, acesse a aba “Preços e Descontos” disponível no site.
Posso concorrer à bolsa de estudos?
Não. O PROLEM não concede bolsa a seus alunos. Para saber mais sobre a política de descontos, isenção de matrícula e gratuidade dos cursos oferecidos, consulte a aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.
Tenho direito a curso gratuito?
Confira as informações sobre a política de preços e descontos na aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.
A qual desconto tenho direito?
Confira as informações sobre a política de preços e descontos na aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.
Tenho desconto no segundo idioma?
Sim. Para saber mais detalhes, confira as informações sobre a política de preços e descontos na aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.
Posso ter mais de um desconto? O desconto é cumulativo?
O desconto é aplicado uma vez para cada curso. Diferentes cursos estão sujeitos a diferentes categorias de desconto. Para obter mais informações sobre a política de preços e descontos, confira a aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.
Há vagas gratuitas para cotistas nos cursos do PROLEM?
Sim, estão previstas vagas para cotistas em diversos cursos. Para obter mais informações a respeito, confira a aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.
Sou cônjuge ou filho(a) de servidor da UFF, tenho direito a desconto?
Sim, desde que comprovado o vínculo ou a dependência financeira (Ex.: filho de servidor que consta como dependente no IRPF).
Sou menor de idade, posso fazer o curso?
A idade mínima permitida pelo PROLEM é de 16 anos. Os alunos de 16-17 anos devem informar, no formulário de matrícula, os dados relativos a um responsável legal.
Como faço nivelamento?
O teste de nivelamento só poderá ser realizado por aquele que possuir algum conhecimento prévio da língua pretendida. Para agendar o teste de nivelamento, o candidato deverá enviar sua solicitação pelo e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br, informando a língua desejada, após a abertura do período de inscrições. A inscrição só deverá ser realizada após o resultado do nivelamento.
Quando as aulas começam?
As aulas do primeiro semestre de 2021 do PROLEM terão início no dia 01/03/2021, conforme calendário disponibilizado em nosso site.
Qual é a duração do curso (carga horária)?
60 horas/aula por semestre.
Quantos e quais são os níveis dos cursos?
Essas informações estão contidas na aba “Cursos” no site do PROLEM.
Posso alterar o nível durante o semestre?
A progressão de níveis no curso, dentro do semestre, só será possível mediante a realização do teste de nivelamento. Caso o estudante deseje voltar um nível ou mais, não será preciso fazer o teste de nivelamento.
Não consigo pagar/agendar meu boleto. O que eu faço?
Informamos que os boletos só serão liberados para pagamento/agendamento no banco a partir do dia 26/02. Para inscrições realizadas a partir de 26/02/21, o boleto só poderá ser pago a partir de 48 horas após o recebimento do mesmo.
Como realizar o pagamento de um boleto após a data do seu vencimento?
A atualização de segunda via de boletos pode ser feita diretamente no site do Banco do Brasil, através do link, sendo, portanto, possível pagá-los remotamente após a data do seu vencimento.
Para realizar essa operação, por favor tenha em mãos o número dos boletos e o número do seu CPF.
Atenção! A atualização deverá ser realizada apenas no dia em que for efetuado o pagamento dos boletos.
Se eu não receber o boleto, posso assistir às aulas?
Não. Se você não recebeu o boleto, solicite a segunda via através do e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br.
Posso alterar a data de vencimento do meu boleto?
Não, não é possível.
O que eu faço com meu agendamento de pagamento da mensalidade caso solicite o cancelamento da matrícula?
Em caso de cancelamento da matrícula, o aluno é responsável pela retirada do boleto do débito automático junto ao seu banco, caso a mensalidade esteja nesta modalidade.
Não recebi meu contrato. O que fazer?
Primeiramente, verifique a caixa de spam do e-mail utilizado na inscrição. Caso não encontre, solicite a segunda via através do e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br.
Se eu não receber o contrato, posso assistir às aulas?
Não. Se você não recebeu o contrato, solicite a segunda via através do e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br.
Como solicito meu certificado?
A esse respeito, confira este link no site do PROLEM.
Como solicito declaração de conclusão?
A esse respeito, confira este link no site do PROLEM.
Qual é a média e a frequência mínimas para aprovação?
A média para aprovação nos cursos é de 6,0 (seis). A frequência mínima para aprovação nos cursos é de 75% de presença.
Qual é o material didático do curso, valor e local de compra?
O PROLEM não trabalha com venda de material didático. Os livros adotados pelos cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano podem ser adquiridos em livrarias (on-line ou não).
Para mais informações a respeito do material didático, acesse a aba “Cursos” no site.
Qual é o programa do curso?
Para mais informações acerca de cada curso, consulte a aba “Cursos” disponível no site do PROLEM.
Como é o curso de Português para Estrangeiros?
O Curso de Português para Estrangeiros oferecido pelo PROLEM tem como objetivo levar o aluno estrangeiro a praticar o Português do Brasil falado no registro informal e formal, bem como o escrito, desenvolvendo a produção de textos de diferentes gêneros. A abordagem é comunicativa, com ênfase no componente cultural e na modalidade falada.
Qual é a média de alunos por turma?
O número de alunos por turma oscila, geralmente, entre 13 e 30.
O PROLEM realiza teste de proficiência ou curso preparatório para teste de proficiência?
Não.
Caso eu falte a uma das provas, tenho direito à segunda chamada? Como solicito?
Sim. A segunda chamada está condicionada à apresentação de uma justificativa ao professor(a) responsável pela turma.
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