Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Edital CLEM FRA – 2/1.2024

Os Cursos de Línguas Estrangeiras Modernas (CLEM) tornam público o Edital de seleção de Instrutores de Língua Francesa (cadastro reserva) para atuarem em cursos presenciais e/ou on-line durante o 1º semestre de 2024 (março a julho).

1. OBJETIVO

Selecionar candidatos tendo por objetivo a formação de cadastro de reserva de instrutores para atuar no curso de Língua Francesa on-line e/ou presencialmente. Objetiva também fomentar tanto a oferta de cursos dessa língua para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa à UFF. Por fim, objetiva igualmente ser um campo de prática formativa ao corpo discente da UFF.

2. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NA SELEÇÃO

2.1. Perfil do Candidato

O instrutor dos CLEM deverá se enquadrar em pelo menos um dos perfis abaixo:

• Ser discente do curso de Graduação em Letras (Português – Francês) da UFF;

• Ser discente da UFF de qualquer curso de Graduação, desde que tenha cursado e concluído a Graduação em Letras (Português – Francês) em qualquer instituição de Ensino reconhecida pelo MEC;

• Ser discente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF, já tendo concluído a graduação em Português-Francês (na UFF ou em outra instituição reconhecida pelo MEC);

• Ter disponibilidade para aulas presenciais e/ou on-line, inclusive aos sábados.

Os candidatos selecionados só poderão atuar como instrutores enquanto permanecerem em uma das condições acima, mesmo que previamente selecionados pelo presente Edital.

2.2 Competências Requeridas

• Domínio das quatro competências linguísticas na referida língua, quais sejam: Leitura, Escrita, Expressão e Compreensão Orais;
  • Conhecimento satisfatório de estratégias didáticas e pedagógicas, com foco no desenvolvimento comunicativo do aprendente;
  • Dispor de acesso a um computador com internet, além de gozar de eficaz manuseio de recursos virtuais e domínio na utilização de plataformas de videoconferência (como Zoom, Google Meet, WhatsApp, entre outros similares). Pressupõe-se igualmente que domine programas específicos para desenvolvimento de atividades didáticas on-line.

3. SELEÇÃO

Os candidatos serão selecionados por meio de análise de Currículo (Curriculum Vitae/CV documento comum a todos os candidatos) e de Histórico Escolar (documento requerido somente aos discentes de graduação) por banca constituída por professores da UFF. O processo seletivo ocorrerá por intermédio de etapas discriminatórias a seguir:

1ª Etapa:

• Análise de CV, com ênfase nas comprovações de experiência do candidato no ensino da língua francesa e de seu nível de proficiência na mesma;

2ª Etapa:

• Miniaula on-line de 10 minutos e/ou entrevista em Língua Francesa (on-line síncrona), a critério da banca, entre os dias 06 e 07 de março de 2024, respectivamente quarta-feira e quinta-feira, no turno da tarde, em horário a ser comunicado por e-mail aos candidatos elegíveis.

4. INSCRIÇÃO

Entre os dias 01 e 05 de março de 2024, segunda-feira a domingo, respectivamente, os interessados devem enviar os documentos relativos à etapa 1 para o e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br,e talmeida@id.uff.br

O Resultado Final será divulgado no site dos CLEM (PROLEM), a partir do dia 08 de março de 2024 (sexta-feira).

É de responsabilidade do candidato indicar corretamente seu endereço eletrônico, assim como respeitar as datas, prazos e processos contidos no presente Edital.

5. ATRIBUIÇÕES DOS INSTRUTORES

• Ministrar cursos de Língua Francesa nos horários determinados pelos CLEM;
  • Ser assíduo e pontual;
  • Providenciar substituição em casos de real necessidade de falta;
  • Preparar provas de qualidade, atendendo às especificações e prazos estabelecidos pela Coordenação Pedagógica de Francês dos CLEM;
  • Selecionar e/ou formular material didático complementar para os cursos;
  • Participar de reuniões de planejamento didático-pedagógico com a Coordenação, visando ao bom andamento do Programa;
  • Lançar, em sistema, faltas e outras informações que se façam necessárias, sendo mandatório que o instrutor atualize estas informações a cada aula;
  • Lançar as notas das avaliações no sistema no máximo 15 dias sucessivos à realização dos exames;
  • Comprometer-se com o cumprimento das obrigações assumidas ao longo de todo o semestre.