Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Grego

O CLEM oferece à comunidade acadêmica e externa à UFF o curso de Língua grega antiga, com carga horária de três horas semanais.

Além das primeiras obras da literatura ocidental atribuídas a Homero – Ilíada e Odisseia -e das diferentes modalidades poéticas que floresceram entre os séculos VII e V a. C., a Grécia nos legou uma infinidade de textos, sobretudo em prosa, elaborados do século V a. C. até fins da Idade Média (grego bizantino), tais como História de Heródoto, os diálogos de Platão, os discursos forenses dos oradores áticos, os textos filosóficos de Aristóteles, a Septuaginta – designação dada à tradução do Antigo Testamento feita do hebraico para o grego por 72 eruditos de Alexandria no século III a. C. -, só para citar alguns.Após o advento de Cristo, foram registrados em koinéo Novo Testamentoe grande parte das obras dos primeiros autores cristãos (grego bíblico).

O curso de grego antigo do CLEM tem, pois, como objetivo permitir ao aluno acesso seguro a essa riqueza cultural da Grécia, comumente restrita à academia.

Pretende-se estender o curso a seis semestres a fim de propiciar ao aluno condições para as competências de leitura e de tradução de textos em grego antigo.