Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Grego

O CLEM oferece à comunidade acadêmica e externa à UFF o curso de Língua grega antiga, com carga horária de três horas semanais.

Além das primeiras obras da literatura ocidental atribuídas a Homero – Ilíada e Odisseia -e das diferentes modalidades poéticas que floresceram entre os séculos VII e V a. C., a Grécia nos legou uma infinidade de textos, sobretudo em prosa, elaborados do século V a. C. até fins da Idade Média (grego bizantino), tais como História de Heródoto, os diálogos de Platão, os discursos forenses dos oradores áticos, os textos filosóficos de Aristóteles, a Septuaginta – designação dada à tradução do Antigo Testamento feita do hebraico para o grego por 72 eruditos de Alexandria no século III a. C. -, só para citar alguns.Após o advento de Cristo, foram registrados em koinéo Novo Testamentoe grande parte das obras dos primeiros autores cristãos (grego bíblico).

O curso de grego antigo do CLEM tem, pois, como objetivo permitir ao aluno acesso seguro a essa riqueza cultural da Grécia, comumente restrita à academia.

Pretende-se estender o curso a seis semestres a fim de propiciar ao aluno condições para as competências de leitura e de tradução de textos em grego antigo.

QUADRO DE HORÁRIOS 2021.1

NÍVELHORÁRIODIA
INICIANTE I 09:00 – 12:15QUA
INICIANTE II 09:00 – 12:15 TER
FUNDAMENTAL I 09:00 – 12:15 QUI

Referências Bibliográficas

  • BAILLY, A  Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette, 2000.
  • Abrégé du Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette, 1970.
  • DICIONÁRIO GREGO-PORTUGUÊS. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2005-2010 (5 fascículos).
  • LIDDELL, H. G. H. and SCOTT’S. A Greek-English Lexicon Dictionary. Oxford: Clarendon Press, 1996.
  • An Intermediate Greek-English Lexicon. 7th. ed. Oxford: Clarendon Press, 1991.
  • PABÓN DE URBINA, J. M. Diccionario manual griego-español. Barcelona: Vox, 1986.
  • APRENDENDO GREGO. 2a. ed. Tradução Luiz Alberto Machado Cabral; Cecília Bartalotti. São Paulo: Odysseus Editora, 2014.
  • FREIRE, Antônio. Gramática Grega. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
  • HORTA, Guida Nedda B. P. Os gregos e seu idioma. Rio de Janeiro: J. Di Giorgio, 1983. Tomo 1.
  • RAGON, E. Gramática Grega. Tradução de Cecília Bartalotti. São Paulo: Odysseus Editora, 2012.

Nivelamento

Para agendar seu teste de nivelamento (necessário apenas para alunos com algum conhecimento formal prévio sobre o idioma, inclusive para conversação), escreva para prolem.gle.egl@id.uff.br com o assunto IDIOMA + NIVELAMENTO. Exemplo: GREGO NIVELAMENTO