Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Espanhol

O que têm em comum as cores de Almodóvar, os romances de García Márquez, as imagens de Frida Kahlo, o ritmo de Daddy Yankee e a voz de Camila Cabello?

Tudo isso se expressa numa mesma língua, o espanhol, um idioma internacional falado por mais de 480 milhões de pessoas ao redor do mundo, o que faz dele a segunda língua materna em número de falantes, só atrás do chinês. O seu número real de falantes, considerando aquelas pessoas que o falam como como segunda língua ou que o estão estudando, chega quase aos 600 milhões. É também a terceira língua mais usada na internet, em todo o mundo. Além disso, é a língua dos nossos vizinhos latino-americanos, aquela que nos permite cruzar o Continente e nos comunicar com uma imensa diversidade cultural, ter acesso a filmes, músicas, livros, peças de teatro, enfim, obras de arte que marcam a nossa vida, a ambos os lados do Atlântico.

Para um falante de português brasileiro, o espanhol é um idioma próximo em vários aspectos. Isso faz com que seja possível para nós adentrar o mundo cultural da língua espanhola já desde o primeiro dia de aula, dialogando com textos relativamente complexos e pouco a pouco ir melhorando nossa proficiência, enquanto aprendemos um mundo de novos elementos culturais. Tudo isso enquanto nos divertimos.

O curso de espanhol do PROLEM é aberto a toda a comunidade universitária da UFF e ao público em geral, como um serviço que esta universidade pública oferece a toda a população. Organizado por semestres, o curso oferece três anos de formação básica e mais um ano para quem deseja se aperfeiçoar na língua, seguindo uma metodologia comunicativa por tarefas, destinada a promover um aprendizado significativo da língua. O curso parte do nível Iniciante e chega até o Avançado 2, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER). Você receberá o certificado corresondente ao nível que você tiver cursado.