Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Inglês

 
Por intermédio do projeto de extensão PROLEM, a UFF oferece curso regular de Inglês para adultos, aulas de Conversação e Inglês Instrumental à comunidade. O curso regular pretende desenvolver as habilidades de compreensão e produção de textos orais e escritos. São oferecidos do nível Iniciante (A0 do Quadro Comum Europeu) ao Proficiente (C1 do Quadro Comum Europeu). O curso de Inglês Instrumental busca odesenvolvimento de estratégias de leitura e compreensão de textos e não exige conhecimento prévio de língua.O curso de Conversação se dirige aos alunos com nível avançado de conhecimento da língua inglesa – ideal para aqueles que desejam manter o contato com o idioma, garantindo assim sua desenvoltura nas habilidades orais.
 
O caráter institucional do PROLEM e sua integração com as demais instâncias e Programas da UFF abrem as portas para o vanguardismo. É dentro desse espírito de inovação e colaboração, norteados pela busca constante da qualidade, que o Inglês do PROLEM vem se respaldar em valores humanísticos para ofertar experiências de aprendizagem à comunidade extramuros e, ao mesmo tempo, contribuir para a área de Formação de Professores. Atualmente, os professores de inglês do PROLEM passam por processos seletivos integrados aos demais Programas de Ensino de Inglês da UFF, o que garante ampla oportunidade de participação e, sobretudo, excelência, de seus quadros. As ações pedagógicas cotidianas dos professores de Inglês do PROLEM são supervisionadas por docentes do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFF, Doutores com trabalhos na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas e de Formação de Professores.
 
É justamente esse viés acadêmico que nos permite permear a abordagem de ensino adotada com a compreensão de que o ensino de uma língua estrangeira hegemônica, como é o caso do Inglês, não pode vir dissociado de uma visão crítica. Entendemos que a posição atual do Inglês de Língua Franca no mundo (a maior parte dos falantes do idioma no mundo não são falantes nativos) nos conduz à valorização da diversidade linguística e ao multiculturalismo, segundo o qual compreende-se o valor de cada cultura, inclusive as locais. Rejeitamos, assim, a supervalorização do falante nativo e, junto com ela, o mito do alcance da proficiência nativa.
 

Mais do que se comunicar em língua inglesa, esperamos que nossos alunos alarguem seus horizontes e possam ver o mundo e a si mesmos com novas lentes e que se apropriem da língua inglesa para seu crescimento pessoal, socialização e exercício de sua cidadania.

ESTRUTURA DO CURSO

  • Iniciante I
  • Iniciante II
  • Fundamental
  • Pré-Intermediário I
  • Pré-Intermediário II
  • Intermediário I
  • Intermediário II
  • Avançado I
  • Avançado II
  • Proeficiente I
  • Proeficiente II
  • Conversação – Intermediário *
  • Conversação – Avançado *
  • Inglês Instrumental *
  • Inglês para Negócios *
  • Sênior *

* Não fazem parte da estrutura principal do curso!

Quadro Europeu Comum de Referência

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas QECR (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR) é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma. O QECR é amplamente aceito pela Europa e é cada vez mais comum ao redor do mundo. De acordo com a distribuição de carga horária, nossos cursos de INGLÊS vão até o nível B2/C1.

NÍVEL PROLEMNÍVEL QECR
Iniciante I e IIA1
FundamentalA2
Pré-Intermediário I e IIA2/B1
Intermediário I e IIB1
Avançado I e IIB2
Proeficiente I e IIB2/C1

QUADRO DE HORÁRIOS 2021.1

NÍVELHORÁRIODIA
INICIANTE I08:30 – 11:45SAB
INICIANTE I08:30 – 11:45SAB
INICIANTE I08:30 – 11:45QUA
INICIANTE I08:30 – 11:45SEX
INICIANTE I08:30 – 11:45TER
INICIANTE I18:30 – 20:00SEG e QUA
INICIANTE I20:10 – 21:40TER e QUI
INICIANTE I20:10 – 21:40SEG e QUA
INICIANTE I18:30 – 20:00TER e QUI
INICIANTE I14:00 – 17:15SEX
INICIANTE I13:30 – 16:40SEG
INICIANTE I13:30 – 16:40TER
INICIANTE I14:30 – 17:40SAB
INICIANTE I14:30 – 17:40SAB
INICIANTE II08:30 – 11:45SAB
INICIANTE II08:30 – 11:45QUA
INICIANTE II08:30 – 11:45SAB
INICIANTE II18:30 – 20:00TER e QUI
INICIANTE II18:30 – 20:00TER e QUI
INICIANTE II20:10 – 21:40SEG e QUA
INICIANTE II13:30 – 16:40SEG
INICIANTE II13:30 – 16:40TER
INICIANTE II14:30 – 17:40SAB
INICIANTE II14:30 – 17:40SAB
INICIANTE II14:30 – 17:40SAB
FUNDAMENTAL08:30 – 11:45QUA
FUNDAMENTAL08:30 – 11:45SAB
FUNDAMENTAL18:30 – 20:00SEG e QUA
FUNDAMENTAL18:30 – 20:00QUI
PRÉ-INTERMEDIÁRIO I08:30 – 11:45SEG
PRÉ-INTERMEDIÁRIO I18:30 – 20:00TER e QUI
PRÉ-INTERMEDIÁRIO I13:30 – 16:40SEG
PRÉ-INTERMEDIÁRIO II08:30 – 11:45SAB
PRÉ-INTERMEDIÁRIO II08:30 – 11:45TER
PRÉ-INTERMEDIÁRIO II20:10 – 21:40TER e QUI
PRÉ-INTERMEDIÁRIO II13:30 – 16:40SEG
INTERMEDIÁRIO I08:30 – 11:45SEX
INTERMEDIÁRIO I18:30 – 20:00SEG e QUA
INTERMEDIÁRIO I13:30 – 16:40TER
INTERMEDIÁRIO II08:30 – 11:45SAB
INTERMEDIÁRIO II18:30 – 20:00SEG e QUA
INTERMEDIÁRIO II13:30 – 16:40SEG
AVANÇADO I08:30 – 11:45QUA
AVANÇADO I18:30 – 20:00TER e QUI
AVANÇADO I08:30 – 11:45SEX
AVANÇADO II08:30 – 11:45QUI
AVANÇADO II14:00 – 17:15SEX
AVANÇADO II14:00 – 17:15SEX
PROEFICIENTE I08:30 – 11:45SAB
PROEFICIENTE I18:30 – 20:00TER e QUI
PROEFICIENTE I13:30 – 16:40QUA
PROEFICIENTE II08:30 – 11:45SAB
PROEFICIENTE II13:30 – 16:40SEG
CONVERSAÇÃO13:30 – 16:40QUI
CONVERSAÇÃO13:30 – 16:40TER
INGLÊS PARA NEGÓCIOS18:30 – 21:40TER
INGLÊS INSTRUMENTAL18:30 – 21:40QUI
INGLÊS INSTRUMENTAL18:30 – 21:40QUA

Referências Bibliográficas

Nivelamento

Para agendar seu teste de nivelamento (necessário apenas para alunos com algum conhecimento formal prévio sobre o idioma, inclusive para conversação), escreva para prolem.gle.egl@id.uff.br com o assunto IDIOMA + NIVELAMENTO. Exemplo: INGLÊS NIVELAMENTO