Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

FAQ

Perguntas mais frequentes

Quando serão abertas as inscrições do PROLEM?

Dia 01/02/2021.

Os cursos são somente para alunos da UFF?

Não, os cursos são abertos também à comunidade externa à UFF.

Quais são os documentos necessários para a inscrição?

Matrícula: RG (ou demais documentos oficiais com foto), CPF e comprovante de residência.

Rematrícula: RG (ou demais documentos oficiais com foto) e comprovante de desconto (caso o aluno se enquadre em uma das categorias contempladas pelo Programa).

Em caso de matrícula após realização de teste de nivelamento: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de desconto (caso o candidato se enquadre em uma das categorias contempladas pelo Programa).

Como fazer a matrícula?

Através do formulário específico, disponível no site do PROLEM.

Como fazer a rematrícula? Caso eu tenha feito inscrição, estarei inscrito automaticamente até o término do curso?

Não. A matrícula precisa ser realizada/renovada semestralmente, mediante o preenchimento do formulário específico, disponível no site do PROLEM. Após a submissão da inscrição, o candidato precisará aguardar a confirmação pela secretaria do PROLEM.

Minha matrícula/rematrícula foi finalizada?

A matrícula/rematrícula só estará realizada após a confirmação pela Secretaria do PROLEM.

Posso mudar de turma?

Sim. A solicitação deve ser feita através da edição (alteração) da ficha de inscrição até o dia 30/04/2021.

Posso fazer aula experimental?

Não é possível fazer aula experimental no PROLEM.

Posso fazer o curso como ouvinte?

Não é possível.

Posso cancelar o semestre?

Sim. De acordo com a cláusula 9.1 do contrato, a desistência deve ser realizada mediante edição (alteração) da ficha de inscrição e prévio pagamento dos boletos pendentes.

As aulas serão on-line?

Sim, enquanto durar a emergência sanitária. Uma vez superada a emergência, o PROLEM manterá cursos em regime presencial e remoto.

Quando a emergência sanitária acabar, posso optar pelo curso presencial?

Sim. A opção pelo regime do curso (presencial ou remoto) será feita semestralmente, mediante preenchimento da ficha de inscrição. O primeiro semestre de 2021 será 100% on-line, independentemente do retorno às atividades presenciais.

O curso continuará on-line após o retorno das atividades presenciais?

O PROLEM oferecerá ambas as modalidades, on-line e presencial, após o retorno das atividades presenciais.

Como acesso à sala de aula virtual?

Através do link de convite, enviado via e-mail e/ou WhatsApp pelo instrutor/professor responsável pela turma, assim que a matrícula for confirmada.

As aulas são gravadas?

Não. As aulas estão concebidas como atividades síncronas, com controle de frequência.

Qual é a plataforma usada para as aulas on-line?

Os cursos do PROLEM utilizam diversas plataformas, com o propósito de atender à qualidade do ensino e à acessibilidade dos alunos.

Que turmas têm vagas?

Após preencher o formulário de matrícula, o aluno será informado sobre a disponibilidade (ou não) de vagas na turma escolhida.

O que fazer se a turma escolhida não tiver mais vagas?

O aluno poderá escolher outros horários, assim como, de acordo com a procura, aguardar a criação de novas turmas no mesmo horário.

Quais são os horários das aulas?

Confira o quadro de horários por curso e nível no site do PROLEM.

Qual é o prazo de resposta da minha inscrição?

O processamento da solicitação de matrícula, uma vez preenchido o formulário, leva até 5 dias úteis, de acordo com o correto envio da documentação necessária recebidas pela Secretaria do PROLEM.

O curso é pago? Qual a forma de pagamento?

Com exceção dos cursos gratuitos (Esperanto, Grego e Latim), os demais cursos do PROLEM são pagos. Nesse caso, será cobrado o valor integral do curso dividido em parcelas (que não correspondem a mensalidades), para facilitar o pagamento.

Forma de pagamento: boleto bancário.

Para saber mais sobre a política de preços e descontos, acesse a aba “Preços e Descontos” disponível no site.

Posso concorrer à bolsa de estudos?

Não. O PROLEM não concede bolsa a seus alunos. Para saber mais sobre a política de descontos, isenção de matrícula e gratuidade dos cursos oferecidos, consulte a aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.

Tenho direito a curso gratuito?

Confira as informações sobre a política de preços e descontos na aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.

A qual desconto tenho direito?

Confira as informações sobre a política de preços e descontos na aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.

Tenho desconto no segundo idioma?

Sim. Para saber mais detalhes, confira as informações sobre a política de preços e descontos na aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.

Posso ter mais de um desconto? O desconto é cumulativo?

O desconto é aplicado uma vez para cada curso. Diferentes cursos estão sujeitos a diferentes categorias de desconto. Para obter mais informações  sobre a política de preços e descontos, confira a aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.

Há vagas gratuitas para cotistas nos cursos do PROLEM?

Sim, estão previstas vagas para cotistas em diversos cursos. Para obter mais informações a respeito, confira a aba “Preços e Descontos” no site do PROLEM.

Sou cônjuge ou filho(a) de servidor da UFF, tenho direito a desconto?

Sim, desde que comprovado o vínculo ou a dependência financeira (Ex.: filho de servidor que consta como dependente no IRPF).

Sou menor de idade, posso fazer o curso?

A idade mínima permitida pelo PROLEM é de 16 anos. Os alunos de 16-17 anos devem informar, no formulário de matrícula, os dados relativos a um responsável legal.

Como faço nivelamento?

O teste de nivelamento só poderá ser realizado por aquele que possuir algum conhecimento prévio da língua pretendida. Para agendar o teste de nivelamento, o candidato deverá enviar sua solicitação pelo e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br, informando a língua desejada, após a abertura do período de inscrições. A inscrição só deverá ser realizada após o resultado do nivelamento.

Quando as aulas começam?

As aulas do primeiro semestre de 2021 do PROLEM terão início no dia 01/03/2021, conforme calendário disponibilizado em nosso site.

Qual é a duração do curso (carga horária)?

60 horas/aula por semestre.

Quantos e quais são os níveis dos cursos?

Essas informações estão contidas na aba “Cursos” no site do PROLEM.

Posso alterar o nível durante o semestre?

A progressão de níveis no curso, dentro do semestre, só será possível mediante a realização do teste de nivelamento. Caso o estudante deseje voltar um nível ou mais, não será preciso fazer o teste de nivelamento.

Não recebi meus boletos, o que fazer?

Neste caso, o aluno deverá solicitar a segunda via através do e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br.

Não consigo pagar/agendar meu boleto. O que eu faço?

Informamos que os boletos só serão liberados para pagamento/agendamento no banco a partir do dia 26/02. Para inscrições realizadas a partir de 26/02/21, o boleto só poderá ser pago a partir de 48 horas após o recebimento do mesmo.

Como realizar o pagamento de um boleto após a data do seu vencimento?

A atualização de segunda via de boletos pode ser feita diretamente no site do Banco do Brasil, através do link, sendo, portanto, possível pagá-los remotamente após a data do seu vencimento. 

Para realizar essa operação, por favor tenha em mãos o número dos boletos e o número do seu CPF.

Atenção! A atualização deverá ser realizada apenas no dia em que for efetuado o pagamento dos boletos.

Se eu não receber o boleto, posso assistir às aulas?

Não. Se você não recebeu o boleto, solicite a segunda via através do e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br.

Posso alterar a data de vencimento do meu boleto?

Não, não é possível.

O que eu faço com meu agendamento de pagamento da mensalidade caso solicite o cancelamento da matrícula?

Em caso de cancelamento da matrícula, o aluno é responsável pela retirada do boleto do débito automático junto ao seu banco, caso a mensalidade esteja nesta modalidade.

Não recebi meu contrato. O que fazer?

Primeiramente, verifique a caixa de spam do e-mail utilizado na inscrição. Caso não encontre, solicite a segunda via através do e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br.

Se eu não receber o contrato, posso assistir às aulas?

Não. Se você não recebeu o contrato, solicite a segunda via através do e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br.

Como solicito meu certificado?

A esse respeito, confira este link no site do PROLEM.

Como solicito declaração de conclusão?

A esse respeito, confira este link no site do PROLEM.

Qual é a média e a frequência mínimas para aprovação?

A média para aprovação nos cursos é de 6,0 (seis). A frequência mínima para aprovação nos cursos é de 75% de presença.

Qual é o material didático do curso, valor e local de compra?

O PROLEM não trabalha com venda de material didático. Os livros adotados pelos cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano podem ser adquiridos em livrarias (on-line ou não).

Para mais informações a respeito do material didático, acesse a aba “Cursos” no site.

Qual é o programa do curso?

Para mais informações acerca de cada curso, consulte a aba “Cursos” disponível no site do PROLEM.

Como é o curso de Português para Estrangeiros?

O Curso de Português para Estrangeiros oferecido pelo PROLEM tem como objetivo levar o aluno estrangeiro a praticar o Português do Brasil falado no registro informal e formal, bem como o escrito, desenvolvendo a produção de textos de diferentes gêneros. A abordagem é comunicativa, com ênfase no componente cultural e na modalidade falada.

Qual é a média de alunos por turma?

O número de alunos por turma oscila, geralmente, entre 13 e 30.

O PROLEM realiza teste de proficiência ou curso preparatório para teste de proficiência?

Não.

Caso eu falte a uma das provas, tenho direito à segunda chamada? Como solicito?

Sim. A segunda chamada está condicionada à apresentação de uma justificativa ao professor(a) responsável pela turma.

Skip to content