Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Francês

O Francês é falado nos cinco continentes, logo, o aprendizado desse idioma permite conhecer novas culturas, além de ser relevante para quem deseja viajar, trabalhar ou estudar na Bélgica, no Canadá, na França, no Marrocos, dentre outros países francófonos.

Além de um idioma clássico da diplomacia, o Francês é também língua oficial da ONU, da UNESCO, da OTAN, da União Europeia, da Organização Mundial do Comércio, dos Jogos Olímpicos e dos Médicos sem Fronteiras. Aprender a língua francesa pode ser um diferencial na carreira profissional em instituições internacionais, além de oferecer oportunidade de imersão em diferentes culturas, propiciando, através das trocas culturais, um enriquecimento em nossa percepção de mundo e do Outro, desenvolvendo, assim, o respeito e a valorização das diferenças etnoculturais, além do desejo de interação com a diversidade, com outras formas de ser e estar no mundo.

O Curso de Francês do PROLEM adota as abordagens comunicativa e intercultural de ensino, visando ao desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: ler, falar, compreender e escrever, em diferentes níveis, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

As aulas são ministradas por alunos da Graduação e da Pós-graduação em Letras, selecionados através de edital. A equipe de Francês do PROLEM tem um relevante papel na difusão da língua e da cultura francófona na Universidade Federal Fluminense e, sobretudo, junto ao público externo a ela.