Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivo da Categoria "Equipe"

Resultado da Seleção CLEM – PLE 1/1.2021

Postado por prolem em 16/jan/2021 - Sem Comentários

Clique no link abaixo para ver o resultado:

Edital CLEM – LAT 1/1.2021

Postado por prolem em 12/jan/2021 - Sem Comentários

Os Cursos de Línguas Estrangeiras Modernas (CLEM) selecionam alunos vinculados aos cursos de Graduação ou Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF, com as competências requeridas abaixo, para atuarem no Projeto durante o 1º semestre de 2021 (março a julho/2021).


Os interessados deverão enviar currículo e histórico escolar (mencionando o código do Processo Seletivo – Edital CLEM LAT 1/1.2021), até 18 de janeiro de 2021, para o e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br . A seleção ocorrerá com base na Análise de Currículo e do Histórico escolar, e em Entrevista, com ênfase nas comprovações de experiência do candidato no ensino da língua latina e/ou experiências em projetos de pesquisa ou extensão vinculados à área.


As entrevistas ocorrerão no dia 20 de janeiro de 2021, pelo Google Meet, em horário a ser informado por e-mail aos candidatos inscritos. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no site dos CLEM (www.prolem.uff.br) até o dia 21 de janeiro de 2021.


É de responsabilidade do candidato a indicação correta de seu endereço eletrônico, assim como respeitar as datas, prazos e processos contidos no presente Edital.

1. OBJETIVO: 

Selecionar instrutores para formação de cadastro de reserva para o curso de língua latina com o objetivo de atuar no Programa de forma a fomentar a oferta de cursos presenciais e/ou on-line de língua latina junto a um número crescente de alunos da UFF e da comunidade em geral, visando oferecer campo de prática didático-pedagógica ao corpo discente da UFF.

2. CÓDIGO DO PROCESSO SELETIVO: CLEM LAT 1/1.2021

3. TIPO DE BOLSA: Discente UFF (atividade docente em ensino de língua latina)

4. NÍVEL DE FORMAÇÃO MÍNIMA: Superior – do Instituto de Letras da UFF (cursando/regularmente matriculado)

4.1 Perfil do candidato:

– Discente do Instituto de Letras – UFF: Graduação em curso em Português – Latim (estar cursando ou ter cursado, no mínimo, a disciplina Língua Latina VI); ou Graduação em curso em qualquer habilitação, desde que esteja cursando ou tenha cursado, no mínimo, Língua Latina VI) ou já tenha concluído as disciplinas de Língua Latina da habilitação Português-Latim (na UFF ou em outra instituição reconhecida pelo MEC);

– Discente da UFF: Graduação em curso (Licenciatura), desde que esteja cursando ou tenha cursado, no mínimo, Língua Latina VI) ou já tenha concluído as disciplinas de Língua Latina da habilitação Português-Latim (na UFF ou em outra instituição reconhecida pelo MEC);

– Discente de Pós-Graduação do Instituto de Letras: Pós-Graduação em curso no Instituto de Letras da UFF, já tendo concluído todas as disciplinas de Língua Latina (na UFF ou em outra instituição reconhecida pelo MEC).

O candidato selecionado só poderá atuar como bolsista enquanto permanecer em uma das condições acima, mesmo que previamente selecionado pelo presente Edital.

5. COMPETÊNCIA REQUERIDA

Domínio da língua latina: capacidade de leitura, compreensão e tradução de textos originais; possuir algum conhecimento de estratégias didáticas e pedagógicas; e (preferencialmente) ter conhecimentos dos métodos de ensino “Aprendendo Latim” e/ou “Latine Loqui”.

Afinidade com o meio virtual; ter acesso a computador com internet; ter domínio na utilização de e-mails e conhecimento do uso de programas de vídeoconferência (como Zoom, Google Meet, entre outros similares) e de programas específicos para desenvolvimento de atividades on-line de ensino.

6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 

Os candidatos serão selecionados por Banca Examinadora constituída por professores da UFF, por meio de:

1ª fase: Análise de Currículo e Histórico Escolar;

2ª fase: Entrevista.

Observação: os candidatos inscritos serão informados, por e-mail, sobre a realização da segunda fase, que será realizada no dia 20 de janeiro, pelo Google Meet.

7. ATRIBUIÇÕES DOS INSTRUTORES

• Ministrar cursos presenciais de Língua Latina nos horários determinados pelo CLEM, inclusive durante a semana pela noite, bem como sextas e sábados de manhã;
• Ministrar, eventualmente, aulas on-line e conduzir atividades de ensino e aprendizagem a distância;  
• Selecionar e/ou formular material didático para o curso;
• Participar de reuniões de planejamento didático-pedagógico com a Coordenação, visando ao bom andamento do Programa;
• Lançar, em planilhas de controle, faltas, notas e outras informações que se façam necessárias.

Edital CLEM – GRE 1/1.2021

Postado por prolem em 11/jan/2021 - Sem Comentários

Clique no link abaixo para ver o resultado:

Edital CLEM – POI 1/1.2021

Postado por prolem em 11/jan/2021 - Sem Comentários

Clique no link abaixo para ver o resultado:

Edital CLEM – PLE 1/1.2021

Postado por prolem em 06/jan/2021 - Sem Comentários

Os Cursos de Línguas Estrangeiras Modernas (CLEM) tornam público o Edital de seleção de Instrutores de Português para Estrangeiros, para atuarem em cursos desse idioma durante o 1º semestre de 2021 (março a julho de 2021).

1.OBJETIVO

Selecionar instrutores para formação de cadastro reserva para o curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros on-line e/ou presencial, com o objetivo de atuar no Programa de forma a fomentar a oferta de cursos junto a um número crescente de alunos estrangeiros da UFF e da comunidade em geral, visando  oferecer campo de prática didático-pedagógica ao corpo discente da UFF.

2. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NA SELEÇÃO

2.1. Perfil do Candidato

O instrutor dos CLEM deverá se enquadrar em um dos perfis abaixo:

• Discente de qualquer Graduação do Instituto de Letras da UFF, que tenha cursado e concluído a disciplina optativa GLC00239 – Português XXI – Ensino de língua portuguesa para estrangeiros e que já tenha realizado, pelo menos, por um ano letivo, o estágio orientado no curso de Português para estrangeiros do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), oferecido na UFF;

• Discente da Pós-graduação lato sensu, do Curso de Especialização em Língua Portuguesa para Estrangeiros do Instituto de Letras da UFF;

• Discente da Pós-Graduação stricto sensu, em curso no Instituto de Letras da UFF, que tenha Graduação em Letras concluída em instituição reconhecida pelo MEC e que esteja desenvolvendo pesquisa na área de Português para Estrangeiros.

Os candidatos selecionados só poderão atuar como instrutores enquanto permanecerem nas condições acima, mesmo que previamente selecionados pelo presente Edital.

2.2 Competências Requeridas

O instrutor dos CLEM deverá possuir:

• domínio do ensino das quatro competências linguísticas na Língua Portuguesa: Leitura, Escrita, Expressão Oral e Compreensão Oral;

• conhecimento satisfatório de estratégias didáticas e pedagógicas;

• acesso a computador com internet e domínio na utilização de e-mails, de programas de videoconferência (como Zoom, Google Meet, Whatsapp, entre outros similares) e de programas específicos para desenvolvimento de atividades on-line de ensino.

3. SELEÇÃO

Os candidatos serão selecionados por Banca constituída por Professores do Setor de Português para Estrangeiros da UFF, por meio de:

• 1ª fase: Análise de Currículo e do Histórico escolar (de caráter eliminatório);

• 2ª fase: Miniaula virtual com duração de 10 minutos, seguida de Entrevista (para os candidatos aprovados na 1ª fase).

Observação: Os candidatos aprovados na primeira fase serão informados, por e-mail, sobre a data relativa à realização da segunda fase.

4. INSCRIÇÃO

Os interessados devem enviar seu currículo e seu histórico escolar até o dia 12 de janeiro de 2021 para o e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br .

O Resultado Final será divulgado no site dos CLEM, no dia 15 de janeiro de 2021.

É de responsabilidade do candidato a indicação correta de seu endereço eletrônico, assim como respeitar as datas, prazos e processos contidos no presente Edital.

5. ATRIBUIÇÕES DOS INSTRUTORES

São atribuições dos instrutores dos CLEM:

• ministrar aulas, presenciais e/ou on-line, nos cursos de Língua Portuguesa para Estrangeiros nos horários determinados pelos CLEM;

• preparar provas, atendendo às especificações e prazos estabelecidos pela Coordenação do curso de Português para Estrangeiros dos CLEM;

• selecionar e/ou formular material didático complementar para os cursos;

• participar de reuniões de planejamento didático-pedagógico com a Coordenação, visando ao bom andamento do Programa;

• lançar, em planilhas de controle, faltas, notas e outras informações que se façam necessárias, sendo mandatório que o instrutor atualize regularmente estas informações;

• comprometer-se para com o cumprimento das obrigações assumidas durante o semestre inteiro.

Edital CLEM – GRE 1/1.2021

Postado por prolem em 24/dez/2020 - Sem Comentários

Os Cursos de Línguas Estrangeiras Modernas (CLEM) tornam público o Edital de Seleção de Instrutores de GREGO (Grego Clássico), com as competências abaixo elencadas, para atuarem em cursos desse idioma durante o 1º semestre de 2021 (março a julho de 2021).

1. OBJETIVO

 Selecionar instrutores para formação de cadastro de reserva para o curso de língua grega (grego clássico), com o objetivo de atuar no Programa, de forma a fomentar a oferta de cursos presenciais e/ou on-line de língua grega antiga, junto a um número crescente de alunos da UFF e da comunidade em geral, visando a oferecer campo de prática didático-pedagógica ao corpo discente da UFF.

2. CÓDIGO DO PROCESSO SELETIVO: GRE 1/1.2021

3. TIPO DE BOLSA: Discente UFF (atividade docente em ensino de língua grega)

4. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO

4.1 Perfil do candidato:

Discente do Instituto de Letras-UFF: Graduação em curso em Português-Grego (estar cursando no mínimo a disciplina Língua Grega V) ou Graduação em curso em qualquer habilitação, desde que esteja cursando a disciplina de Língua Grega (no mínimo Língua Grega V) ou tenha concluído as disciplinas de Língua Grega da habilitação Português-Grego (na UFF ou em outra instituição reconhecida pelo MEC);

Discente da UFF: Graduação em curso (Licenciatura), desde que esteja cursando a disciplina de Língua Grega (no mínimo Língua Grega V) ou já tenha concluído as disciplinas de Língua Grega da habilitação Português-Grego (na UFF ou em outra instituição reconhecida pelo MEC);

 • Discente do Instituto de Letras: Pós-Graduação em curso no Instituto de Letras da UFF, já tendo concluído as disciplinas de Língua Grega (na UFF ou em outra instituição reconhecida pelo MEC).

Os candidatos selecionados só poderão atuar como bolsista enquanto permanecerem em uma das condições acima elencadas, mesmo que previamente selecionados pelo presente Edital.

4.2 Competências requeridas

• Domínio da língua grega: capacidade de leitura, compreensão e tradução; 

• possuir conhecimento satisfatório de estratégias didáticas e pedagógicas e (preferencialmente) conhecimentos do método Aprendendo Grego;

• possuir afinidade com o meio virtual; ter acesso a computador com internet; ter domínio na utilização de e-mails, de programas de videoconferência (como Zoom, Google Meet, Whatsapp, entre outros similares) e de programas específicos para desenvolvimento de atividades on-line de ensino.

5. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os candidatos serão selecionados por Banca Examinadora constituída por professores da UFF, por meio de:

1ª fase: análise de Currículo e Histórico Escolar (de caráter eliminatório);

2ª. fase: entrevista.

Observação: os candidatos aprovados na primeira fase serão informados, por e-mail, sobre a realização da segunda fase, que será realizada no dia 5 de janeiro, às 8h, pelo Google Meet.

6. INSCRIÇÃO

Os interessados deverão enviar currículo e histórico escolar (mencionando o código do Processo Seletivo – Edital GRE 1/1.2021 , até o dia 29 de dezembro de 2020, para os e-mails prolem.gle.egl@id.uff.br e gloriaonelley@id.uff.br

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no site dos CLEM até o dia 11 de janeiro de 2021.

É de responsabilidade do candidato a indicação correta de seu endereço eletrônico, assim como respeitar as datas, prazos e processos contidos no presente Edital.

7. ATRIBUIÇÕES DOS INSTRUTORES

• Ministrar aulas presenciais e/ou on-line de Língua Grega nos horários determinados pelos CLEM;

• preparar prova, obedecendo às especificações e prazos estabelecidos pela Coordenação de língua grega dos CLEM;

• selecionar e/ou formular material didático para os cursos;

• participar de reuniões de planejamento didático-pedagógico com a Coordenação, visando ao bom andamento do Programa;

• lançar, em planilhas de controle, faltas, notas e outras informações que se façam necessárias, sendo mandatário que o instrutor atualize regularmente essas informações;

• comprometer-se com o cumprimento das obrigações assumidas durante todo o semestre letivo.

Edital CLEM – POI 1/1.2021

Postado por prolem em 24/dez/2020 - Sem Comentários

Os Cursos de Línguas Estrangeiras Modernas (CLEM) tornam público o Edital de seleção de Instrutores de Língua Portuguesa Instrumental para atuarem em cursos desse idioma durante o 1º semestre de 2021 (março a julho de 2021).

1.OBJETIVO

Selecionar instrutores para formação de cadastro reserva para o curso de língua portuguesa instrumental on-line e/ou presencial, com o objetivo de atuar no Programa, de forma a fomentar a oferta de cursos junto a um número crescente de alunos da UFF e da comunidade em geral, visando a oferecer campo de prática didático-pedagógica ao corpo discente da UFF.

2. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NA SELEÇÃO

2.1. Perfil do Candidato

O instrutor de Língua Portuguesa Instrumental deverá se enquadrar em pelo menos um dos perfis abaixo:

• Discente do Instituto de Letras-UFF: Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa;

• Discente da UFF de qualquer Graduação, desde que tenha cursado e concluído Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa (em qualquer instituição de Ensino reconhecida pelo MEC);

• Discente do Instituto de Letras: Pós-Graduação em curso no Instituto de Letras da UFF, já tendo concluído o curso de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa (na UFF ou em outra instituição reconhecida pelo MEC).

Os candidatos selecionados só poderão atuar como instrutores enquanto permanecerem em uma das condições acima, mesmo que previamente selecionados pelo presente Edital.

2.2 Competências Requeridas

O instrutor de Língua Portuguesa Instrumental deverá possuir:

• excelente domínio da leitura e da escrita em língua portuguesa;

• conhecimento satisfatório de estratégias didáticas e pedagógicas;

• acesso a computador com internet e domínio na utilização de e-mails, de programas de videoconferência (como Zoom, Google Meet, Whatsapp, entre outros similares) e de programas específicos para desenvolvimento de atividades on-line de ensino.

3. SELEÇÃO

Os candidatos serão selecionados por Banca constituída por Professores da UFF, por meio de:

* 1ª fase: Análise de Carta, Currículo e Histórico escolar (de caráter eliminatório). 

* 2ª fase: Miniaula virtual com duração de 10 minutos.

Observação: As fases são eliminatórias. Assim, os reprovados na 1ª fase não passam para a 2ª fase. Os candidatos serão informados, por e-mail, sobre os resultados de cada etapa.

4. INSCRIÇÃO

Os interessados devem enviar carta, currículo e histórico escolar até o dia 21 de dezembro de 2020 para o e-mail prolem.gle.egl@id.uff.br. Na carta, de caráter dissertativo-argumentativo, o candidato deverá indicar as razões para atuação no Programa, bem como sua concepção de língua portuguesa instrumental. A carta, em até duas laudas, será avaliada também em aspectos formais.

O Resultado Final será divulgado no site dos CLEM, até o dia 11 de janeiro de 2021.

É de responsabilidade do candidato a indicação correta de seu endereço eletrônico, assim como respeitar as datas, os prazos e os processos contidos no presente Edital.

5. ATRIBUIÇÕES DOS INSTRUTORES

São atribuições dos instrutores do PROLEM:

• ministrar aulas, presenciais e/ou on-line, nos cursos de Língua Portuguesa Instrumental nos horários determinados pelos CLEM;

• realizar a avaliação dos alunos, atendendo às especificações e aos prazos estabelecidos pela Coordenação de Língua Portuguesa Instrumental do PROLEM;

• selecionar e/ou formular material didático complementar para os cursos;

• participar de reuniões de planejamento didático-pedagógico com a Coordenação, visando ao bom andamento do Programa;

• lançar faltas, notas e outras informações que se façam necessárias em planilhas de controle, sendo mandatório que o instrutor atualize regularmente essas informações;

• comprometer-se com o cumprimento das obrigações assumidas durante o semestre em sua integralidade.

Resultado da Seleção CLEM – ING MEI 1/1.2021

Postado por prolem em 21/dez/2020 - Sem Comentários

Clique no link abaixo para ver o resultado:

Resultado da Seleção CLEM – ING 1/1.2021

Postado por prolem em 21/dez/2020 - Sem Comentários

Clique no link abaixo para ver o resultado:

Resultado da Seleção CLEM – MEI ITA 1/1.2021

Postado por prolem em 21/dez/2020 - Sem Comentários

Clique no link abaixo para ver o resultado: